ssl

Toda vez que entramos em algum site nos deparamos com um pequeno cadeado (aberto ou fechado) ao lado da sua URL, esse pequeno cadeado nos indica se o site em que estamos é seguro ou não. Em outras palavras se ele é certificado ou não.

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é responsável por manter as informações trocadas entre usuário e site (ou servidor) seguras, impedindo que hackers e softwares maliciosos possam ler ou modificar as informações inseridas.

Mas como o SSL funciona? Basicamente o SSL cria uma criptografia entre os dados trocados e somente você (usuário) e o destino (site ou servidor) possuem a chave para descriptografar o conteúdo em si. Então você pode ter a certeza de que as informações que estão sendo inseridas no site chegarão ao destino com a segurança de que nenhum intruso altere algo no meio do caminho.

Outro detalhe importante para saber se o site que você está acessando é seguro ou não é através de sua URL, sites seguros com certificado SSL possuem a URL https:// enquanto sites que não possuem o certificado instalado não contam com o final, ficando apenas http://. A letra ‘s‘ quer dizer Secure.

Há alguns anos somente sites de compras online e bancos possuíam o certificado para garantir o processo de compra ou transação, porém com o passar dos anos e a evolução da web, sites mais “comuns” passaram a adotar a mesma técnica de segurança. O Google começou a “excluir” da listagem sites que não possuem certificado SSL instalado, visto que estes não contam com a segurança necessária para os dias atuais.

Por essas razões, todos os sites desenvolvidos pela LastCode contam com certificado SSL incluso, o que dá maior confiança para o seu cliente na hora de acessar o seu site e também garante a confiança do Google.